Bola Certa – Futsal e Inclusão promove atividades no Anil para pessoas com e sem deficiência
06 Junho, 2025 por Equipe IOKO projeto Bola Certa – Futsal e Inclusão está oferecendo oficinas gratuitas no bairro do Anil, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa do Olga RJ busca promover a inclusão social por meio da prática esportiva, com foco em crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a apuração de Patricia Lima, o projeto é realizado na Obra Social Dona Meca II e oferece oficinas totalmente presenciais, com metodologia voltada ao desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos participantes. O objetivo é estimular o aperfeiçoamento da consciência corporal por meio da vivência, fundamentação e aprendizagem esportiva no futsal.
O Bola Certa – Futsal e Inclusão já conta com 42 inscritos, divididos em quatro turmas. As atividades são apoiadas pelo Ministério do Esporte e visam não apenas à prática esportiva, mas também à sociabilização e à conquista da autonomia pelos alunos.
Janaína Gomes, coordenadora do Departamento de Esportes do Instituto Olga Kos, destaca a importância de levar o projeto a regiões como o Anil, que ainda carecem de iniciativas socioeducativas voltadas a públicos diversos:
“Como tem feito ao longo de sua trajetória de 18 anos, dedicada à inclusão da pessoa com deficiência, o Olga promove oficinas de esportes, incluindo a de Futsal, uma das modalidades mais populares no país e que promove qualidade de vida aos participantes. O bairro de Anil, na cidade do Rio de Janeiro, foi escolhido porque também concentra uma população ávida por práticas esportivas, inclusive pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Com essas oficinas, o Instituto continua contribuindo para que a inclusão social seja ainda mais real e compreendida entre a população”, afirmou Janaína.
As aulas do projeto acontecem na Rua Lino Coutinho, nº 91, na sede da Obra Social Dona Meca II. O espaço está preparado para receber os participantes e promover um ambiente seguro e acolhedor.