O Instituto Olga Kos de Inclusão, organização sem fins lucrativos, que há 17 anos se dedica a promover inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, por meio de programas esportivos, culturais e científicos, realizará no dia 15 de dezembro de 2024, às 7 horas, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, a “Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos Rio – Ano II”. Os participantes poderão escolher e participar dos percursos de 10 km ou 5 km.

Desde 2015, o Olga realiza, na cidade de São Paulo, duas corridas de rua por ano, que têm concentrado 20 mil participantes no Circuito do Obelisco do Ibirapuera, em distâncias de 6,1 Km e 10 Km. Esses eventos, que promovem a prática esportiva e fomentam a inclusão social, tornaram-se tradição do circuito de corridas de rua da cidade, sendo parte do calendário oficial de eventos da prefeitura.

Para a segunda edição na cidade do Rio de Janeiro, a expectativa da organização é que 15 mil pessoas participem do evento e abracem a causa da inclusão. Eventos como este, movimentam a economia local, geram receita ao turismo e criam empregos de maneira direta. “Essa segunda edição será mais que especial, preparamos uma grande festa da inclusão, que promete ultrapassar os 11 mil inscritos da primeira prova, que aconteceu em março desse ano. Convido a todos os cariocas a abraçarem a causa da inclusão por meio da prática esportiva. Participem e corram conosco”, destaca Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão.

A corrida tem patrocínio master da Shell através da Lei de Incentivo ao Esporte. “Para a Shell, é uma alegria poder estar junto com um Instituto tão renomado como o Olga Kos, que assim como nós, acredita no poder transformador do esporte, proporcionando uma experiência incrível e acolhedora para as pessoas”, destaca Glauco Paiva, Gerente Executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa.

Para efetuar a inscrição como PCD será obrigatório o envio de um e-mail à organização - corrida@olgario.org.br, e devem ser anexados documento de identidade, laudo e documento atestando esta condição. Após o recebimento, análise e aprovação dos documentos, a organização enviará um cupom por e-mail para que o atleta possa finalizar a sua inscrição.

Como parte do plano de expansão do Instituto para outros estados brasileiros, o Rio de Janeiro conta com uma sede no centro da capital fluminense. As oficinas e os projetos já acontecem em vários pontos da cidade em prol da inclusão de pessoas com deficiências e em situação de vulnerabilidade social, beneficiando centenas delas.


SERVIÇO

 

“Corrida e Caminhada Pela Inclusão Olga Kos – Rio Ano II”

Data: 15 de dezembro de 2024

Local: Aterro do Flamengo - RJ

Horário: a partir das 7 horas

 SOBRE O OLGA

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O OLGA desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, crianças, jovens, idosos e adultos com deficiência intelectual ou física e abre espaço para pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão. Ao longo dos anos, já foram atendidas mais de 37 mil pessoas. Ao traçar sua rota, o OLGA acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).


Sobre a Shell Brasil


Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.