EXTRATO DE TERMO DE PROCESSO N°: SEI-300001/002154/2023.
CONCEDENTE: Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro Lei 8.266/2018, Governo do Estado do Rio de Janeiro
PROPONENTE: INSTITUTO OLGA KOS RIO DE JANEIRO
OBJETIVO: Trata-se de projeto social que impactará positivamente no desenvolvimento social dos participantes por meio de atividades desportivas. A inclusão dos beneficiários por meio do busca promover autonomia, ampliar a consciência corporal e criar e fortalecer vínculos comunitários.
As oficinas são oferecidas gratuitamente a todos os participantes sem recorte de gênero, assim como o uniforme, mochila para transporte e as vestimentas específicas de karatê e taekwondo.
O projeto é destinado ao atendimento preferencial de crianças acima de 07 anos, mas contempla também jovens e adultos. A depender da demanda, os critérios de participação, em ordem de preferência, são: pessoas com deficiência e a faixa etária (crianças entre 7 e 12 anos têm preferência). Não possui restrição de gêneros
As vagas serão prioritariamente oferecidas para crianças e jovens com deficiência. Na medida em que forem sendo preenchidas, vagas remanescentes poderão ser oferecidas a pessoas sem deficiência.
Promoção do esporte, da inclusão, da saúde e qualidade de vida de pessoas com e sem deficiência por meio da formação e da prática desportiva em formato de oficinas de artes marciais nas modalidades karatê e taekwondo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Trabalhar os aspectos físicos, motores e cognitivos e aumentar a sua consciência corporal, além de estimular a interação social e promover a participação da família no processo de inclusão social, focando em um aprimoramento pessoal. De forma lúdica e participativa, o projeto promoverá a melhoria dos seguintes aspectos:
Motores: trabalho de aspectos físicos e motores que promovam e melhore a saúde, a autoconfiança, a autoestima, a qualidade de vida e consciência corporal. Esses benefícios culminarão na autovalorização e na consciência de que são pessoas capazes, suportes indispensáveis para a escolha de uma profissão e estímulo aos estudos; trarão também opções de vida saudável, desviando o praticante da vida ociosa, o que significa redução dos riscos de doenças causadas pelo sedentarismo. Cognitivos: desenvolvimento do raciocínio (tempo de reação e tomada de decisões), equilíbrio e segurança emocional e psicológica.
Sociais: integração com instrutores, colegas e os próprios familiares que deverão (dentro de sua disponibilidade) acompanhar os participantes nas atividades; o cultivo e incorporação de conceitos importantes e básicos como sociedade, comunidade, comunicação, companheirismo, equipe, liderança, deveres e direitos.
A prática do Karatê e do Taekwondo, neste caso, não tem objetivos competitivos, e sim, participativos, seguindo os princípios filosóficos das modalidades, como Respeito, Hierarquia, Disciplina e Cortesia.
1) Realização de oficina de Karatê para 60 participantes;
2) Realização de oficina de Taekwondo para 60 participantes;
3) Realização de eventos esportivos como troca de faixa, certificado de participação e medalha de honra ao mérito.
PÚBLICO ALVO E FAIXA ETÁRIA: 240 pessoas
Público direto: 120 pessoas, dentre crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência, em vulnerabilidade social, a partir dos 07 anos de idade.
Público indireto: 120 pessoas, podendo ser familiares, profissionais, comunidade.
LOCAL: 1- Obra Social Dona Meca - Rua Gazeta da Noite, 302 - Taquara, Rio De Janeiro – RJ - CEP: 22715-090.
2 – Parque Aquático Júlio Delamare – Av. Maracanã, 12 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20271-111
VALOR: R$ 1.300.000,00
Período de Execução: 12 meses
Período de Vigência Total: 01/04/2024 a 31/03/2025.
CNPJ: 45.792.424/0001-74
GRADE DE HORÁRIOS:
REALIZAÇÃO:
PATROCINADOR: